Homem é condenado a 10 anos de prisão por homicídio brutal de adolescente em Vitorino Freire

O Poder Judiciário da Comarca de Vitorino Freire condenou, no último dia 27, Arlan Silva Sousa, conhecido como “Mateus”, a 10 anos de reclusão em regime fechado pelo homicídio de J.A.P., adolescente de 15 anos. A decisão foi proferida pela juíza Talita de Castro Barreto, ao final de uma sessão do Tribunal do Júri.

O crime ocorreu no dia 25 de fevereiro de 2024, no povoado Ariranal, zona rural de Vitorino Freire. Segundo a denúncia do Ministério Público, Arlan matou o jovem de maneira brutal, após uma breve discussão no dia anterior. O motivo do crime teria sido o fato de a vítima ter quebrado uma garrafa de bebida alcoólica próxima ao pé de Arlan.

De acordo com o processo, Arlan invadiu a residência onde J.A.P. estava e atirou nas costas do adolescente, impossibilitando qualquer defesa. Mesmo após o disparo, ele continuou as agressões com um facão, desferindo golpes no rosto da vítima, que ainda estava viva e caída no chão.

“Fica absolutamente incabível a substituição das penas privativas de liberdade por restritivas de direitos”, afirmou a juíza na sentença.

A magistrada também negou ao réu o direito de recorrer em liberdade. Arlan cumprirá a pena no regime fechado, na Unidade Prisional de Bacabal ou em outro local indicado pela Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão.

O caso chamou a atenção pela crueldade com que foi cometido e pelo motivo considerado fútil pelas autoridades. O Ministério Público destacou que o crime revelou a insensibilidade do réu, que, mesmo após o disparo, infligiu sofrimento desnecessário à vítima para alcançar o resultado fatal.