Dois homens são condenados a 18 anos de prisão por homicídio em Bacabal

Dois homens acusados de homicídio qualificado foram julgados e condenados a 18 anos de prisão, cada um, em julgamento realizado nesta quarta-feira (28), na 1ª Vara Criminal de Bacabal. Antônio de Jesus Vieira e Ismael Coelho de Andrade – neto da vítima, José Coelho – foram considerados culpados pelo Conselho de Sentença e devem cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

O crime aconteceu no dia 3 de agosto de 2011, no povoado Itans, zona rural de Conceição do Lago-Açu, termo judiciário de Bacabal. De acordo com as investigações, José Coelho, de 59 anos, foi surpreendido pelos dois acusados quando retornava do trabalho. Eles teriam empurrado a vítima, que caiu ao chão, e em seguida, desferiram diversas pauladas, causando a morte de José no local.

A motivação do crime, segundo a polícia, foi a disputa por herança. Ismael, neto da vítima, queria se apropriar dos bens do avô e teria combinado o assassinato com Antônio, mediante promessa de recompensa. Após o homicídio, os acusados fugiram e tentaram disfarçar o crime: Ismael foi até a vizinhança para comunicar a morte do avô, mas acabou sendo preso após as suspeitas recaírem sobre ele, devido a desentendimentos anteriores. Antônio, por sua vez, teria confessado o crime a terceiros em um momento de embriaguez.

A sessão do Tribunal do Júri foi presidida pelo juiz Humberto Alves, da 2ª Vara de Buriticupu, designado pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) por meio do projeto “Produtividade Extraordinária”, que visa acelerar a tramitação de processos em unidades com grande acúmulo de casos pendentes no Maranhão.