Cerca de 300 soldados da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) participaram, nesta semana, do acampamento de encerramento do Curso de Nivelamento Técnico Profissional (CNTP 2025), realizado no Sítio do Físico, no Parque Estadual do Bacanga, em São Luís. A atividade, considerada uma das etapas mais desafiadoras da formação, marcou a reta final do curso que prepara os novos militares para atuarem em situações adversas de missão.

Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas de sobrevivência em ambiente hostil, como manejo de fogo, purificação e filtragem de água, amarração de cordas, construção de abrigos improvisados, travessia de rios, treinamento noturno em baixa visibilidade e atendimento hospitalar tático. O foco, segundo os instrutores, foi preparar os soldados para cenários reais de operações em áreas de difícil acesso, como regiões de mata ou em situações de risco, como assaltos a banco.
“A gente aprendeu técnicas de fogo, técnicas de purificação e filtração de água, amarração de corda, entre outras, para que em situações adversas a gente saiba a melhor maneira de sobreviver, ajudar quem esteja com a gente e ter o melhor resultado possível”, relatou a soldado Luiza Galiza, destacando o sentimento de superação entre os colegas.
O coronel Anderson, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), reforçou a importância da atividade: “Foram três dias intensos, com várias instruções e oficinas, com conhecimentos essenciais para o desenvolvimento durante o período rural. Se amanhã houver necessidade, já terão o básico para atuar em campo”.
O treinamento foi coordenado pelo tenente Trindade, que ressaltou o propósito do acampamento. “A gente tira o desconforto do policial em situações adversas, em área de selva, de assalto a banco, para que ele possa desenvolver suas atividades e fazer um bom trabalho para a sociedade maranhense”, explicou.
Os soldados fazem parte da turma do CNTP 2025, que integra os 1.445 militares nomeados pelo governador Carlos Brandão, que zerou o cadastro de reserva do último concurso da PMMA. Destes, cerca de 830 já estão em atuação no policiamento ostensivo em todo o Maranhão. O curso será concluído no final de julho.

