Procaf transforma vidas no Maranhão: 12 agricultores de Coelho Neto comercializam 7,5 toneladas de alimentos

O Programa de Compras da Agricultura Familiar e da Economia Solidária (Procaf) continua impactando positivamente a vida de milhares de agricultores no Maranhão. Nesta terça-feira (27), doze agricultores e agricultoras familiares da região de Coelho Neto participaram pela primeira vez da comercialização de seus produtos pelo programa, somando 7,5 toneladas de alimentos entregues.

A ação, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), garante renda aos trabalhadores rurais e destina os alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.

Entre os produtos comercializados estavam hortaliças, legumes e frutas, que compuseram as 350 cestas verdes distribuídas ao público atendido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Coelho Neto. A iniciativa contribui diretamente para a segurança alimentar das famílias beneficiadas.

Renato Silva, agricultor do povoado São Pedro, destacou a importância do programa. “A agricultura familiar foi essencial para o nosso desenvolvimento. Programas como o Procaf nos proporcionam uma vida digna, beneficiando também o comércio local. É uma grande oportunidade de garantir renda e valorizar nosso trabalho, tão importante para a nossa região”, afirmou.

Sua esposa, Marlene Silva, também agricultora, reforçou a relevância do apoio. “O Procaf tem nos ajudado muito. Para mim, é uma alegria começar o dia sabendo de onde virá o nosso pão para sustento da nossa casa. Graças à agricultura familiar, conseguimos formar nosso filho, o que é nosso maior orgulho”, disse emocionada.

Em 2024, o Governo do Maranhão destinou R\$ 8,5 milhões ao Procaf para a aquisição de produtos de agricultores familiares em 88 municípios, beneficiando cerca de 92 mil famílias, incluindo quebradeiras de coco, indígenas, quilombolas e demais produtores. O programa promove inclusão socioeconômica e sustentabilidade ambiental.

O secretário da SAF, Bira do Pindaré, ressaltou a relevância do programa para os trabalhadores rurais. “Com a liderança do governador Carlos Brandão, estamos executando o Procaf com R\$ 8,5 milhões em investimentos. É um recurso com destino certo, que estimula a produção rural com a garantia de renda, além de levar alimentos saudáveis às famílias atendidas pela rede socioassistencial dos municípios. Com o Procaf, cumprimos duas missões: fortalecer a renda dos agricultores e garantir comida de qualidade na mesa da população”, concluiu.