Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e infecções provocadas pelos vírus da influenza H1N1 e H3N2, o Governo do Maranhão anunciou a implantação de um hospital de campanha em São Luís. A informação foi divulgada nesta terça-feira (27) pelo secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes.
De acordo com o secretário, o hospital será destinado ao atendimento de pessoas mais vulneráveis, como idosos e crianças com sintomas leves de gripe, incluindo febre, tosse e mal-estar, mas sem dificuldade respiratória grave.
Além da criação do hospital de campanha, o Governo também orienta a população a utilizar máscaras, higienizar as mãos frequentemente e se vacinar contra a gripe — medida que pode ser aplicada a partir dos seis meses de idade e é considerada eficaz na prevenção.
Entre as ações adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para conter a disseminação do vírus estão a intensificação da vacinação, a ampliação do número de leitos em hospitais, o reforço nos atendimentos médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nas unidades de triagem. Cada UPA do estado recebeu um médico a mais na escala para reforçar o plantão e aumentar a capacidade de atendimento.
A vacinação contra a gripe também segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. Segundo a SES, mais de 300 mil doses já foram aplicadas no Maranhão até o momento.

