A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20), a primeira fase da Operação São Simão, com foco no combate ao tráfico de drogas e à atuação de uma organização criminosa no município de Rosário, a cerca de 70 km de São Luís. A ação é coordenada pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc) e mobiliza cerca de 50 policiais civis de várias unidades do estado.

Até o momento, dois suspeitos foram presos — um em flagrante e outro por força de mandado de prisão relacionado a crimes de roubo e associação criminosa. Ambos estavam em posse de veículos com registro de furto ou roubo. Um dos presos é apontado como um dos principais alvos da operação.
Além das prisões, a polícia recapturou um foragido da Justiça que cumpre pena por homicídio. Ele havia sido beneficiado com o indulto do Dia das Mães, mas não retornou à unidade prisional.

Ao todo, os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em 11 endereços nas localidades de São Simão e São Miguel, na zona rural de Rosário. Um dos alvos está localizado em São Luís, onde uma mulher é investigada por supostamente fornecer apoio logístico a um dos envolvidos.
Quatro pessoas são alvo da investigação por envolvimento com o tráfico de drogas e participação em organização criminosa. Um dos investigados é apontado como o principal fornecedor de entorpecentes e armas na região de Rosário.
A operação conta com o apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) da Polícia Civil. Os trabalhos seguem em andamento até que todos os alvos da investigação sejam localizados e presos.

