O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (20) mais uma etapa de distribuição de equipamentos do programa Cuidar de Todos, voltado ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Nesta fase, 6.012 itens serão entregues a nove Unidades Regionais de Saúde localizadas nos municípios de Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Codó, Caxias, Timon, São João dos Patos, Balsas e Presidente Dutra.
A distribuição beneficiará diretamente 281 Equipes de Saúde da Família (ESF) que atuam em 215 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por 100 municípios maranhenses. Com a nova remessa, o número total de equipamentos entregues pelo programa chega a 865.778 desde sua criação.
“O Cuidar de Todos veio com o propósito de mudar a vida dos maranhenses. Para isso, estamos fortalecendo o protagonismo dos municípios com a distribuição de insumos e equipamentos que irão auxiliar os profissionais que estão na atenção primária, permitindo a eles o fortalecimento da saúde preventiva”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Entre os equipamentos distribuídos nesta etapa estão otoscópios, oftalmoscópios, trenas, nebulizadores, focos de luz, caixas térmicas e oxímetros de dedo — instrumentos essenciais para a atuação das equipes de saúde em atendimentos básicos e preventivos.
O anúncio da nova fase de entregas foi feito no dia 9 de abril pelo governador Carlos Brandão, durante o 2º Congresso Cuidar de Todos, o 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e a 4ª Mostra Científica da SES, realizados no Multicenter Sebrae, em São Luís.
Distribuição por regionais:
- Rosário: 837 itens
- Itapecuru-Mirim: 952 itens
- Chapadinha: 1.060 itens
- Codó: 603 itens
- Caxias: 724 itens
- Timon: 564 itens
- São João dos Patos: 420 itens
- Balsas: 328 itens
- Presidente Dutra: 524 itens
Lançado em agosto de 2023, o Cuidar de Todos é considerado o maior programa estadual de apoio à Atenção Primária à Saúde no Maranhão. Até o fim de 2024, a SES já havia distribuído 859.766 equipamentos, insumos e kits de saúde bucal para 2.195 UBSs, beneficiando 2.540 equipes de saúde nos 217 municípios maranhenses. A meta do programa é alcançar um total de 15.119 novos equipamentos, com foco na melhoria dos indicadores e da qualidade dos serviços prestados à população.

