Após uma temporada vitoriosa em 2024, o kitesurfista maranhense Bruno Lobo voltou a brilhar no cenário internacional ao conquistar o 7º lugar no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, realizado entre os dias 11 e 19 de maio, em Urla, na Turquia. Enfrentando os principais nomes da modalidade, Bruno foi o melhor atleta das Américas na disputa, mesmo competindo lesionado.

Patrocinado pelo Grupo Audiolar, pelo governo do Estado, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e pelo programa Bolsa Atleta, Bruno Lobo teve desempenho consistente durante as regatas e avançou à fase decisiva mesmo após sofrer uma lesão na cartilagem que liga a costela ao esterno, causada por uma queda durante a fase classificatória.
O maranhense terminou a fase inicial em 6º lugar, garantindo vaga nas quartas de final, onde enfrentou adversários da Suíça, República Tcheca e Polônia. Apesar da garra e da boa atuação, Bruno foi eliminado após a classificação de Gian Andrea Stragiotti e Jan Marciniak, encerrando sua participação na 7ª colocação. O título da competição ficou com o italiano Riccardo Pianosi.
“Lutei do início ao fim, mesmo com a lesão. Estou muito feliz em representar o Maranhão e o Brasil nesse grande evento que marca meu retorno após as Olimpíadas. Obrigado a todos que torcem por mim e aos meus patrocinadores. Vamos voltar mais fortes!”, declarou Bruno Lobo.
O retorno às competições marca a continuidade de um ano brilhante para o atleta, que foi 6º colocado nos Jogos Olímpicos de Paris, eleito o melhor atleta da vela no Prêmio Brasil Olímpico e acumulou excelentes resultados como vice-campeão do Sertões Kitesurf, 9º no Mundial, 4º no Europeu e 11º no Troféu Princesa Sofia, etapa da Copa do Mundo da modalidade.
Socorro Reis representa o Maranhão na disputa feminina
Na categoria feminina, o Maranhão também esteve representado por Socorro Reis, maior campeã da história do Brasileiro de Fórmula Kite. A atleta terminou o Europeu na 17ª posição, em uma competição que serve de preparação rumo aos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles (EUA).
Patrocinada pelo Grupo Audiolar, governo do Estado, Brasilcap e Bolsa Atleta, Socorro Reis segue como um dos principais nomes da modalidade no continente. Em 2024, conquistou o vice-campeonato do Sertões Kitesurf, competiu no Mundial e carrega no currículo o título pan-americano, além de uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago.
A participação de Bruno Lobo e Socorro Reis no Campeonato Europeu reforça a presença maranhense entre os grandes nomes do kitesurf mundial e o potencial do estado como referência no esporte de alto rendimento.

