A cidade de São Luís será palco, nesta quinta-feira (21), do lançamento da pesquisa “Cultura nas Capitais”, o maior estudo já realizado no Brasil sobre hábitos culturais da população. O evento acontece a partir das 14h30, no Centro Cultural Vale Maranhão, e é voltado a pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e interessados no setor.
O levantamento, baseado em 600 entrevistas presenciais, destaca São Luís como a capital brasileira com maior participação em festas juninas, com 53% dos entrevistados apontando esse tipo de celebração como o principal evento cultural da cidade. O reggae também se sobressai na capital maranhense, sendo ouvido por 22% da população — mais que o triplo da média nacional entre as capitais (5%).
“A pesquisa mostra a força da cultura popular em São Luís, principalmente nas festas juninas e no reggae, que tem uma importância única na cidade”, destacou João Leiva, diretor da JLeiva Cultura & Esporte, responsável pela pesquisa. Ele ressalta ainda o bom desempenho da capital em outras manifestações populares, como o circo, além da predominância de ritmos como forró, sertanejo e gospel.
Outro dado significativo é a valorização do centro histórico de São Luís, citado como o espaço cultural mais frequentado por 21% dos moradores — um número dez vezes superior à média registrada em outras capitais (2%).
Os resultados serão debatidos em duas mesas de discussão. A primeira, “Acesso à cultura nas capitais – Desigualdade e diversidade”, contará com Gabriel Gutierrez e Guilherme Aranha, da Secretaria de Cultura do Maranhão. A segunda mesa, “Hábitos culturais em São Luís: Música, espaços e eventos”, terá a presença do cineasta Beto Matuck, da coordenadora do Boi da Floresta, Nadir Cruz, e do pesquisador Jandir Gonçalves.
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas à lotação do espaço. Haverá entrega de certificados para os participantes.

