Motoristas de app denunciam multas sem comprovação em frente ao Shopping da Ilha

Motoristas de aplicativo que atuam em São Luís denunciaram, nesta semana, um suposto excesso e falta de transparência na aplicação de multas na Avenida Daniel de La Touche, em frente ao Shopping da Ilha, no bairro Maranhão Novo. Segundo eles, o sistema de videomonitoramento instalado para fiscalizar o local de embarque e desembarque estaria gerando múltiplas autuações injustas, com falta de comprovação visual das infrações.

A principal reclamação da categoria é que os autos de infração emitidos pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não incluem a imagem do momento da suposta infração, o que dificulta a contestação e amplia a sensação de injustiça.

“Tenho recebido multas, mas o documento da SMTT não tem foto mostrando a infração nem o local exato onde ela foi cometida”, afirmou o motorista Tibério Becário.

Outro condutor, Flávio Silva Pinheiro, de 56 anos, também criticou a instalação da câmera. “É uma área de movimentação constante para embarque e desembarque. Não faz sentido multar motoristas que estão apenas circulando ou parando rapidamente para deixar passageiros”, disse.

A SMTT informou, em nota, que as multas registradas são por parada em fila dupla, prática proibida mesmo em zonas de embarque. O órgão também afirmou que a região conta com uma área delimitada para esse fim, paralela ao meio-fio da calçada, e que a fiscalização é feita por agentes de trânsito e videomonitoramento.

Ainda segundo a SMTT, o shopping foi notificado para readequar a área de embarque e desembarque, e as obras estão previstas para iniciar em junho. Os motoristas, no entanto, cobram mais clareza na sinalização e na documentação das autuações, além de questionarem a eficácia do sistema eletrônico de fiscalização no local.