Uma operação conjunta das forças de segurança do Maranhão erradicou cerca de 12 mil pés de maconha em uma área de mata fechada nos municípios de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, interior do estado. A ação ocorreu entre a tarde de quinta-feira (8) e a manhã desta sexta (9), com participação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Barra do Corda, do Centro Tático Aéreo (CTA) e da Polícia Militar.
Considerada uma das maiores operações recentes de combate ao tráfico de drogas na região, a ofensiva foi fruto de um trabalho prévio de levantamento feito pelas polícias. Com o apoio de aeronaves do CTA, os agentes conseguiram localizar as plantações em áreas de difícil acesso.
Após o sobrevoo, operadores foram desembarcados diretamente nas roças ilegais, iniciando a erradicação dos pés de maconha e de diversos materiais utilizados no cultivo e preparo da droga, como fertilizantes, pulverizadores, máquinas de prensagem, macacos hidráulicos e uma espingarda calibre 32. Também foram apreendidos 30 sacos de maconha já seca e 20 tabletes prensados, além de dois sacos de sementes.
A operação resultou ainda na destruição e queima de três barracões usados como base de apoio pelos criminosos. Segundo as equipes, parte da estrutura ilegal permanece ativa e será eliminada em nova incursão, já que a ação foi interrompida pelo avanço do horário.
Um detalhe que chamou atenção dos policiais foi a existência de uma trilha de cerca de três quilômetros ligando a plantação a uma comunidade indígena da região. No entanto, não houve contato com moradores da aldeia, nem indícios de envolvimento direto da comunidade com a atividade ilícita.
As investigações seguem para identificar os responsáveis pela plantação e possível ligação com organizações criminosas atuantes na região.

