Polícia Civil prende casal com função estratégica em facção durante a Operação Códice em São Luís

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nesta sexta-feira (9), dois integrantes de uma facção criminosa com atuação em São Luís durante a Operação Códice, coordenada pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO) da Superintendência de Investigações Criminais (Seic). A ação teve como alvos um casal apontado como responsável por funções estratégicas dentro da organização.

As prisões foram realizadas na ocupação Nova Jerusalém, localizada na Vila Conceição, região do Altos do Calhau, onde também foi cumprido um mandado de busca e apreensão. De acordo com as investigações, a mulher, conhecida como “irmã inteligente”, exercia o papel de controle interno da facção, atuando como uma espécie de setor de Recursos Humanos, responsável pelo cadastramento dos membros.

O outro preso também ocupava posição de relevância dentro da estrutura do grupo criminoso. Ambos são investigados por envolvimento com tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas de fogo e participação em organização criminosa.

Durante a operação, os policiais apreenderam uma motocicleta, dois celulares e documentos considerados importantes para o avanço das investigações. A Operação Códice contou com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), do Núcleo de Operações com Cães da Senarc, entre outras equipes especializadas da Polícia Civil.

As investigações seguem em andamento para aprofundar a identificação da cadeia de comando e atuação da facção.