O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) interditou, por 30 dias, o Circo Mundo Mágico, instalado no estacionamento de um shopping na Estrada de São José de Ribamar, em São Luís. A medida foi tomada após um grave acidente que resultou na morte da idosa Maria Soares Pereira, de 89 anos, ocorrido na última terça-feira (6).
O acidente aconteceu quando um dos cabos de aço da plataforma elevatória do circo se rompeu, causando a queda de Maria e de uma segunda pessoa, cuja identidade não foi divulgada. A idosa foi socorrida e levada a um hospital da capital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na madrugada de quarta-feira (8).
Durante fiscalização conjunta realizada pelo Procon/MA e pelo Corpo de Bombeiros no local, foi constatado que a plataforma elevatória estava isolada para perícia, mas os responsáveis pelo circo não apresentaram qualquer documentação referente à aquisição, funcionamento, manutenção ou capacidade do equipamento.
“A interdição visa proteger o público e evitar novos acidentes. Estamos acompanhando o caso e tomaremos todas as medidas legais para identificar e responsabilizar os envolvidos, garantindo os direitos dos consumidores”, declarou Karen Barros, presidente do Viva/Procon.
O circo foi notificado a apresentar a documentação técnica completa e o laudo pericial em andamento. A suspensão das atividades seguirá válida até que sejam comprovadas as condições de segurança necessárias ao funcionamento do espaço.

