Câmara de São Luís aprova reajuste de 6% para servidores municipais

A Câmara Municipal de São Luís aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 152/25, de autoria do Poder Executivo, que concede um reajuste de 6% nos vencimentos e salários dos servidores da administração pública direta e indireta, incluindo empregados públicos ativos e inativos do município. O pagamento será retroativo ao dia 1º de maio.

O projeto havia sido pautado na última segunda-feira (5) pelo vereador Raimundo Penha (PDT), que inicialmente solicitou a tramitação regular da proposta nas comissões da Casa. Contudo, o líder do governo, vereador Dr. Joel (PSD), justificou a urgência afirmando que a medida precisa ser implementada com retroatividade, o que exige maior celeridade.

“A aprovação desses 6% a milhares de servidores não exaure a discussão. Pelo contrário, a mesa de diálogo continua aberta e hoje à tarde nos reuniremos com o sindicato, levando os resultados à Secretaria de Planejamento para avançarmos ainda mais”, afirmou Dr. Joel.

Durante a discussão do projeto, o vereador Marcelo Poeta (PSB) propôs que a Câmara acompanhe as negociações futuras por meio da criação de um painel. Os vereadores Beto Castro (PSB) e Marlon Botão (PSB) também defenderam a ampliação do reajuste a outras modalidades de serviço, como os contratos temporários.

“Me manifesto a favor da urgência e antecipo meu voto favorável à aprovação do projeto. No entanto, deixo a sugestão para que possamos discutir essas questões no painel proposto, contemplando também os servidores temporários”, declarou Beto Castro.

Raimundo Penha destacou que o reajuste é apenas um passo inicial na valorização do funcionalismo. “Temos categorias organizadas em que a valorização vai além do aspecto salarial. A Casa precisa se apropriar dessas discussões. Esse é um grande desafio”, concluiu o vereador.

Deixe um comentário