Com a chegada do Dia das Mães, a busca pelo presente ideal movimenta o comércio e acende o alerta para os consumidores sobre os preços praticados. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), divulgada nesta terça-feira (6), revelou que os preços de flores, um dos itens mais procurados nesta época, podem variar até 375,24% nos estabelecimentos da Grande Ilha.
O levantamento incluiu mais de 80 itens entre flores, livros, produtos de perfumaria, joias, relógios, bolsas, sapatos e celulares em 24 estabelecimentos comerciais.
A maior disparidade foi verificada no vaso de lírios, que custa R\$ 95,00 na Artis Flores (Cohama) e apenas R\$ 20,00 na Flora Fogaça (Cohafuma), uma diferença de 375,24%. Já o buquê com doze rosas nacionais em embalagem básica chegou a registrar uma diferença de 287,22%, sendo vendido por R\$ 120,00 na Flora Fogaça e R\$ 30,99 na Quixaba Terra Zoo (Calhau).
No segmento de livros, o destaque foi para a obra “A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra”, de Laura Gutman, com preço oscilando entre R\$ 69,90 (Livraria Leitura – Shopping da Ilha) e R\$ 49,90 (Livraria Leitura – São Luís Shopping), representando uma variação de 40,08%.
Segundo a presidente do Procon/MA, Karen Barros, a pesquisa tem como objetivo orientar o consumidor na escolha mais econômica e justa. “Com a pesquisa, o consumidor já sai de casa sabendo que pode economizar, comprando um presente de qualidade por um preço justo, além de ficar atento a práticas abusivas, como o aumento injustificado de preços”, afirmou.
Além das flores e livros, a pesquisa identificou opções de presentes como perfumes a partir de R\$ 59,90 e smartwatches com preços que chegam a R\$ 4 mil.
A pesquisa completa com todos os produtos e preços está disponível no site oficial do Procon/MA: www.procon.ma.gov.br.

