Maranhão é o 2º estado que mais recuperou áreas degradadas no Brasil

O Maranhão conquistou a segunda colocação no ranking nacional dos estados que mais recuperaram áreas degradadas, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado também ficou em primeiro lugar na região Nordeste, com índice de 0,51% de recuperação, resultado de ações coordenadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

O levantamento faz parte do pilar de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade dos Estados e utiliza informações do MapBiomas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede a proporção de áreas que passaram de uso antrópico — como agropecuária ou áreas sem cobertura vegetal — para formações naturais, como florestas ou vegetações nativas.

Segundo o secretário Pedro Chagas, o bom desempenho do Maranhão reflete a efetividade das políticas de preservação e recuperação ambiental promovidas pela gestão do governador Carlos Brandão.

“Podemos destacar iniciativas como o programa Floresta Viva Maranhão, que estimula a bioeconomia, além da queda do desmatamento e investimentos em planos como o PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), o PPCDQ (Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas), o Maranhão Sem Queimadas, atualmente na 6ª edição, e programas de Regularização Ambiental”, afirmou.

Apesar do avanço do Maranhão, o levantamento mostra que a maioria dos estados ainda enfrenta desafios significativos na restauração ambiental. O CLP ressalta que o uso de dados confiáveis como os do MapBiomas e IBGE fortalece a credibilidade do ranking e busca incentivar práticas sustentáveis por parte dos gestores públicos em todo o país.

Deixe um comentário