Polícia Civil realiza Operação “Megatron III” contra furto de energia em cidades do Leste do Maranhão

Entre os dias 14 e 17 de abril, a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou a operação “Megatron III” com o objetivo de combater o furto de energia elétrica em municípios da região leste do estado. As cidades de Timon, Codó e Matões foram alvo das ações policiais, que investigaram adulterações em equipamentos de medição e ligações clandestinas de energia, conhecidas popularmente como “gatos”.

A operação teve como foco a identificação de irregularidades e responsabilização dos envolvidos em fraudes que comprometem o consumo real de energia elétrica. Segundo a Polícia Civil, muitos dos medidores inspecionados estavam danificados ou apresentavam sinais de manipulação por meio de um dispositivo conhecido como “Megatron”, usado para burlar o registro correto do consumo de energia.

Os principais alvos das fiscalizações foram estabelecimentos comerciais, como padarias, salões de beleza e mercados, além de residências localizadas em áreas urbanas.

Ao todo, foram registradas nove autuações sete em Timon, uma em Codó e uma em Matões e seis pessoas foram presas em flagrante. A operação também revelou outras irregularidades que serão investigadas em procedimentos paralelos abertos pela Polícia Civil.

Coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), a operação contou com o apoio da Perícia Oficial do Maranhão e de equipes técnicas da Equatorial Maranhão, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado.

As investigações seguem em andamento para o total esclarecimento dos casos e responsabilização dos autores das fraudes.

Deixe um comentário