Em uma iniciativa histórica para o meio ambiente, o Governo do Estado do Maranhão firmou, nesta quinta-feira (24), um acordo de cooperação com diversos municípios maranhenses com o objetivo de promover o encerramento dos lixões em todo o território estadual. A assinatura do acordo aconteceu durante o primeiro dia do Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.
A ação prevê a criação do Comitê Interinstitucional para a Gestão da Destinação Final de Resíduos Sólidos, que será responsável por coordenar e implementar políticas sustentáveis para o tratamento e descarte de resíduos, desde a sua geração até a disposição final, com segurança e respaldo jurídico.
O acordo foi assinado por representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Transparência e Controle (STC), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), entre outros órgãos e entidades.
“O desafio de erradicar lixões é imenso, e criar as condições necessárias maior ainda. Mas esse é um passo essencial para avançarmos na agenda ambiental do estado”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Pedro Chagas.
Evento segue com debates sobre gestão e inclusão social
O Encontro de Prefeitas e Prefeitos segue até esta sexta-feira (25) com uma programação que inclui 26 oficinas voltadas à gestão pública, políticas sociais e desenvolvimento municipal. Durante o evento, também será assinado o termo de adesão ao programa Maranhão Livre da Fome, que tem como meta retirar cerca de 500 mil pessoas da extrema pobreza no estado.

