Os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e os Jogos Paralímpicos Maranhenses (ParaJEMs), maiores eventos de esporte educacional do estado, atingiram em 2025 um marco histórico ao registrarem recorde de inscrições e ampliarem significativamente sua abrangência territorial.
Com a confirmação da participação de 145 municípios o que representa mais de 70% das cidades do Maranhão a edição deste ano demonstra a força e a crescente adesão ao esporte escolar no estado.
“A adesão em massa aos jogos escolares demonstra que estamos no caminho certo para fomentar o esporte e garantir que nossos jovens tenham acesso a experiências que promovem não apenas a saúde, mas também a formação de valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe”, celebrou o governador Carlos Brandão.
Outro dado relevante é o número de municípios que se candidataram a sediar a etapa regional dos jogos, prevista para julho. Ao todo, 17 cidades manifestaram interesse, incluindo Arari, Bacabal, Imperatriz, São Luís e outras.
Nos ParaJEMs, o avanço também é expressivo: 37 municípios confirmaram presença. O coordenador do Paradesporto, José Henrique Azevedo, destacou a importância do evento: “Os JEMs e ParaJEMs são fundamentais para incentivar a prática esportiva entre os jovens, ao mesmo tempo que fortalecem os laços comunitários e promovem a inclusão social, reafirmando o papel do esporte na formação integral dos estudantes maranhenses”.
A edição de 2025 também marca a estreia de 10 municípios nos JEMs, entre eles Fortaleza dos Nogueiras, São João do Paraíso e Sucupira do Riachão, ampliando ainda mais o alcance do projeto e consolidando os jogos como uma das maiores iniciativas esportivas e educacionais do país.

