Mutirões de saúde aceleram diagnósticos e cirurgias no Maranhão

Os programas Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos e Cirurgia – Aqui, a Fila Anda, do Governo do Maranhão, estão promovendo mutirões e ampliando a oferta de atendimentos na rede estadual de saúde. A mais recente iniciativa anunciada é a realização de 48 procedimentos no Hospital de Oncologia do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes”, em São Luís, nos dias 26 e 27 de abril. A ação inclui 24 biópsias de medula óssea e 24 mielogramas, voltados a pacientes com suspeitas de alterações hematológicas.

“Estamos avançando com os programas para reduzir o tempo de espera e acelerar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Os procedimentos serão realizados em pacientes de diversas regiões do estado, encaminhados após detecção de alterações em exames clínicos e laboratoriais. As biópsias, minimamente invasivas, utilizam imagem (tomografia ou ultrassom) para retirada de amostras da medula, geralmente da região do osso ilíaco.

Segundo o diretor assistencial do hospital, Waldesio Moraes, o objetivo é agilizar diagnósticos e aumentar a taxa de sucesso nos tratamentos oncológicos. Após a análise do material, os pacientes com diagnóstico positivo serão encaminhados para tratamento especializado na própria unidade, que atualmente acompanha 940 pacientes oncológicos.

Nos dias 12 e 13 de abril, o programa Cirurgia – Aqui, a Fila Anda realizou 32 procedimentos pediátricos no Hospital da Ilha, em São Luís. Crianças de até 12 anos, encaminhadas pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, passaram por cirurgias de retirada de amígdalas (amigdalectomia), adenoides (adenoidectomia) e tratamento de seios nasais (sinusectomia).

O otorrinolaringologista André Jucá, que participou dos atendimentos, destacou a importância da ação. “As cirurgias melhoram a qualidade de vida de crianças com apneia, infecções frequentes e respiração oral”, explicou.

*Jane Ferreira, mãe da pequena Alana, de nove anos, celebrou o alívio após a cirurgia da filha. “Ela vai poder dormir melhor. Antes, roncava muito e respirava mal. Agora vai ter mais qualidade de vida”, comentou.

A Secretaria de Estado da Saúde prevê mais de 100 procedimentos similares até julho de 2025.

Na Policlínica de São José de Ribamar, também nos dias 12 e 13 de abril, foi realizado um mutirão de consultas e exames oftalmológicos. Foram 892 atendimentos, com 723 prescrições de óculos e 70 encaminhamentos para cirurgias oftalmológicas.

Além das consultas oftalmológicas, a policlínica ofereceu exames de ecodoppler vascular, ultrassonografia (exceto mamas), monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e consultas em gastroenterologia.

As ações refletem a prioridade do Governo do Maranhão em ampliar o acesso à saúde pública e diminuir as filas de espera por atendimento especializado.