Uma operação conjunta entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Procon e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Maranhão (INMEQ) resultou na autuação de nove postos de combustíveis e duas revendas de GLP no estado do Maranhão. A ação de fiscalização ocorreu nas cidades de Caxias, Coelho Neto e Aldeias Altas.
Ao todo, foram vistoriados dez postos de combustíveis e duas revendas de GLP. Em Aldeias Altas, um posto foi autuado e interditado por operar com bombas medidoras sem os dispositivos mínimos e obrigatórios de segurança.
Outros oito postos, localizados em Caxias e também em Aldeias Altas, foram autuados por diversas irregularidades, incluindo o uso de bombas medidoras em más condições de conservação, ausência de instrumento para testes de qualidade dos combustíveis e operação sem dispositivos de segurança.
As duas revendas de GLP fiscalizadas também foram autuadas. Entre as infrações encontradas, estavam a ausência de balança decimal e estacionamento irregular de veículos na área de armazenamento.
Na cidade de Coelho Neto, não foram registradas irregularidades. Durante a operação, ainda foram coletadas oito amostras de combustíveis para análise laboratorial, com o objetivo de verificar a conformidade dos produtos comercializados.
A força-tarefa tem como foco garantir a segurança e a qualidade dos combustíveis oferecidos aos consumidores, além de coibir práticas irregulares no setor.

