Homem é condenado a 11 anos de prisão por tentativa de homicídio com casco de garrafa

Em sessão realizada no último dia 9 de abril, no salão do Tribunal do Júri da comarca, Francisco das Chagas dos Santos Costa foi condenado a 11 anos de reclusão por tentativa de homicídio. O réu foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e a pena foi fixada pela juíza Muryelle Tavares Leite Gonçalves, titular da unidade judicial.

O crime ocorreu em 31 de agosto de 2024, nas proximidades do Ginásio Poliesportivo, quando Francisco das Chagas agrediu Ronaldo Rodrigues da Conceição com um casco de garrafa de vidro quebrado. Segundo o inquérito policial, os dois estavam ingerindo bebida alcoólica juntos quando uma discussão teve início. O motivo teria sido a recusa de Ronaldo em oferecer mais uma dose de cachaça ao réu.

A partir da negativa, Francisco iniciou a agressão, fazendo a vítima cair ao chão. Aproveitando-se da situação, já que Ronaldo estava com o pé lesionado, o agressor quebrou uma garrafa e desferiu diversos golpes, atingindo o rosto, braços, barriga e mãos da vítima. A ação só foi interrompida após a intervenção da mãe e de uma sobrinha da vítima, que passavam pelo local e conseguiram conter o acusado.

Durante a leitura da sentença, a juíza destacou a gravidade dos fatos e a necessidade de manutenção da prisão preventiva do réu.

“Em razão da pena aplicada e da natureza e gravidade do delito, bem como diante da necessidade do cumprimento da pena em estabelecimento compatível com o regime fechado e da manutenção dos requisitos autorizadores da prisão preventiva, nego ao réu o direito de recorrer em liberdade”, afirmou a magistrada.

Com a decisão, Francisco das Chagas continuará preso e cumprirá a pena em regime fechado.