Governo do Maranhão realiza primeira cirurgia regular de implante coclear no Hospital Dr. Carlos Macieira

O Governo do Estado do Maranhão passou a ofertar, de forma regular, cirurgias de implante coclear na rede pública de saúde. A primeira intervenção foi realizada com sucesso no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís, e beneficiou uma criança de 3 anos e 10 meses diagnosticada com surdez severa desde o nascimento.

Com o novo serviço, o Estado amplia o acesso à tecnologia de ponta no tratamento de perdas auditivas severas, ofertando desde o diagnóstico até a cirurgia e o acompanhamento pós-operatório.

“A cirurgia de implante coclear é uma realidade na rede estadual de saúde. Todas as pessoas importam, e o Maranhão mostra, mais uma vez, o resultado do empenho do governo Carlos Brandão”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

A pequena Maria da Silva Moreira foi indicada para o implante após exames auditivos no ambulatório do hospital. A cirurgia foi realizada no último dia 7 de abril.

“Fomos chamadas rapidamente para a cirurgia e agora é só aguardar a ativação do aparelho. Será uma grande alegria para minha filha poder me ouvir”, comemorou Maria Auxiliadora Lopes, mãe da criança, moradora de Balsas, no sul do estado.

Segundo a otorrinolaringologista Aline Bittencourt, responsável pelo procedimento, o implante coclear é essencial para pacientes que não respondem bem a aparelhos auditivos convencionais.

“Realizamos a implantação da parte interna do aparelho, e os testes mostraram respostas positivas nos nervos auditivos, o que indica bom prognóstico”, explicou. A ativação do dispositivo está prevista para ocorrer em cerca de um mês, com suporte de equipe de fonoaudiologia.

Além de Maria, outro paciente também foi beneficiado. No dia 14 de abril, o senhor Esteverson de Jesus Sakamoto, de 63 anos, passou pelo mesmo procedimento, recebendo alta no dia seguinte. Ele retornará ao hospital em 30 dias para ativação do implante.

Até o momento, o Hospital Dr. Carlos Macieira já realizou sete cirurgias de implante coclear, um dos tratamentos mais avançados para restaurar a audição de pessoas com surdez severa. Popularmente conhecido como “ouvido biônico”, o dispositivo permite ao paciente captar e processar sons por meio de estimulação elétrica do nervo auditivo.

Com estrutura de alta complexidade, o HCM conta com equipamentos como microscópios neurocirúrgicos e monitoramento intraoperatório. Além disso, oferece atendimento ambulatorial e acompanhamento multiprofissional em mais de 37 especialidades, garantindo cuidado integral aos pacientes com deficiência auditiva.

O serviço representa um marco importante para a saúde pública do Maranhão, proporcionando inclusão e qualidade de vida a crianças e adultos com surdez severa.