Ceres Costa Fernandes recebe título de Cidadã Maranhense em sessão solene

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (10), no Plenário Nagib Haickel, a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu o título de Cidadã Maranhense à professora, escritora e membro da Academia Maranhense de Letras (AML), Ceres Costa Fernandes. A honraria foi proposta pelo deputado Wellington do Curso (Novo).

A solenidade foi conduzida alternadamente pelos deputados Wellington do Curso e Eric Costa (PSD) e contou com a presença de convidados, familiares e diversas autoridades. Entre os presentes estavam o desembargador Lourival Serejo, representando o Tribunal de Justiça do Maranhão; a secretária extraordinária de Políticas para as Comunidades, Helena Duailibe; o procurador do Estado Daniel Blume; o ex-deputado Max Barros; além de presidentes de diversas academias literárias e culturais do estado.

Durante seu discurso, o deputado Wellington do Curso destacou a contribuição de Ceres Costa Fernandes para o desenvolvimento educacional e cultural do Maranhão.

“Homenageamos uma mulher guerreira, batalhadora, professora e escritora. Esta justa homenagem reconhece sua trajetória e seu impacto na formação acadêmica e cultural do estado”, afirmou.

O procurador do Estado Daniel Blume também enalteceu a importância do reconhecimento. “Ela nasceu na Bahia, mas desde os três anos de idade vive no Maranhão. Seu trabalho e dedicação à educação e à cultura fazem desta honraria um ato mais do que merecido”, destacou.

Ao receber o título, Ceres Costa Fernandes fez um discurso emocionado, relembrando sua história no Maranhão, desde sua infância em Icatu até sua trajetória profissional.

“Minha maranhensidade foi alimentada pelas minhas andanças por mais de 60 municípios ao longo dos anos. Agora, com muito orgulho, posso dizer que sou maranhense. Agradeço de coração por essa honraria”, declarou.

Natural de Salvador (BA), Ceres Costa Fernandes é licenciada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Foi professora da TV Educativa do Maranhão e aposentou-se como docente do curso de Letras da UFMA.

Membro da Academia Maranhense de Letras, onde ocupa a cadeira 39, também ocupou cargos públicos como pró-reitora de Graduação e assessora de Relações Internacionais da UFMA, além de ter sido gestora de programas especiais do governo do estado e diretora do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Ao longo de sua trajetória, recebeu diversas condecorações, entre elas a Medalha do Mérito Timbira, a Medalha Laura Rosa, dedicada a educadoras que se destacam em outras áreas do conhecimento, e a Medalha Odorico Mendes, concedida pela Academia Maranhense de Letras.

Deixe um comentário