A sexta etapa da Operação Rolezinho, que visa combater a poluição sonora e a supressão de placas de identificação de veículos, foi realizada nesta quarta-feira (09) em São Luís. Durante a ação, ocorrida nas regiões da Vila Embratel e Anel Viário, próximo ao Ceprama, 2 veículos foram apreendidos, alguns com indícios de envolvimento em crimes.
Entre os veículos apreendidos, uma motocicleta possuía registro de roubo.

A força-tarefa conta com a participação do Ministério Público do Maranhão, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), Polícia Civil e Instituto de Criminalística (Icrim).
Desde o início das operações, em 18 de março, a fiscalização já passou por diversos pontos da capital, como Cohab, Avenida Daniel de La Touche, Avenida Litorânea, Cidade Operária, Cidade Olímpica e Forquilha, totalizando 136 veículos apreendidos apenas em 2024.
De acordo com os promotores de justiça José Cláudio Cabral Marques e Cláudio Alberto Gabriel Guimarães, titulares da 1ª e 2ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de São Luís, a presença de motos sem placas tem relação direta com crimes cometidos na cidade.
Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) apontam que, entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, foram registrados 408 roubos na Grande Ilha de São Luís, todos envolvendo motocicletas sem placas.
“A intensificação da fiscalização tem sido essencial para identificar e punir infratores, tornando São Luís uma cidade mais segura para todos”, destacou o promotor Cláudio Guimarães.
As operações seguem sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de coibir irregularidades e reforçar a segurança pública.

