Roubo de veículos vai 39% no Maranhão no primeiro trimestre de 2025

O Maranhão registrou uma queda de 39% no número de roubos de veículos no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram contabilizadas 780 ocorrências entre janeiro e março deste ano, contra 1.277 em 2024. Apenas no mês de março, a redução foi de 44%.

Na região da Grande Ilha, que engloba os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, a diminuição foi de 27% no trimestre, com os registros passando de 324 para 237. Especificamente em São Luís, capital do estado, a retração foi de 16%, totalizando 200 casos em 2025, contra 237 no ano anterior.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) atribui essa queda a uma série de medidas voltadas à prevenção e repressão do crime patrimonial. Entre as principais estratégias adotadas estão o reforço do policiamento ostensivo em áreas estratégicas, intensificação de abordagens e barreiras policiais, além do fortalecimento das investigações para cumprimento de mandados judiciais contra suspeitos.

“O trabalho das forças policiais tem sido contínuo, com base em inteligência, tecnologia, policiamento preventivo e ações repressivas em áreas com maior incidência. Esses resultados refletem esse esforço e seguem uma determinação do governador Carlos Brandão, de fortalecer a segurança pública com estratégias integradas e efetivas”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

O uso de ferramentas de inteligência artificial pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão da SSP-MA, tem sido um diferencial na identificação de suspeitos e na recuperação de veículos roubados. O sistema conta com câmeras estrategicamente instaladas, análise de dados criminais e mapeamento de rotas de fuga. Dentre as 400 câmeras de videomonitoramento em operação, algumas do tipo OCR realizam a leitura de placas de veículos, permitindo uma resposta rápida das forças de segurança.

Outra iniciativa que tem apresentado resultados positivos são as operações integradas coordenadas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). Um exemplo recente ocorreu no mês passado, quando uma operação voltada ao combate à adulteracão e supressão de sinais identificadores de motocicletas resultou na apreensão de 25 veículos irregulares.

As autoridades garantem que as ações continuarão ao longo do ano, com base no monitoramento constante dos dados estatísticos e na reavaliação das estratégias de enfrentamento ao crime patrimonial em todo o Maranhão.

Deixe um comentário