Governo do Maranhão assina contrato de R$ 45 milhões para reforçar Corpo de Bombeiros

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, esteve em Brasília (DF) nesta segunda-feira (7) para a assinatura de um contrato de R$ 45 milhões destinados ao Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA). O recurso foi viabilizado pelo Fundo Amazônia por meio de parceria entre o Governo do Maranhão, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O investimento permitirá a criação de mais sete unidades do Corpo de Bombeiros, ampliando as ações da corporação, especialmente no combate a incêndios. O governador destacou a importância da corporação e os esforços do governo para garantir condições adequadas para um trabalho eficiente.

“Depois de três anos de luta e apresentação do projeto ao BNDES, assinamos esse convênio. É um momento histórico para a preservação das florestas e o combate a incêndios. Atualmente, temos 39 unidades do Corpo de Bombeiros e agora implementaremos mais sete. Estamos construindo uma nova sede e planejamos um concurso público para ampliar o efetivo, fortalecendo ainda mais o combate a incêndios”, afirmou Brandão.

Representando a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o contrato foi assinado pelo secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco. Ele destacou que a descentralização das equipes estaduais potencializa o combate rápido aos focos de incêndio, reduzindo riscos ambientais.

“Se um incêndio atinge grandes proporções, torna-se muito mais difícil reverter a situação. A descentralização das equipes estaduais permitirá uma resposta mais rápida, apoiada pelo Ibama, ICMBio e outras forças”, explicou Capobianco.

A cerimônia também contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; da secretária-executiva adjunta do MMA, Anna Flavia Franco; da representante do BNDES, Maria Fernanda Ramos Coelho; e do coronel Wellington Reis, que representou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

Deixe um comentário