As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira (7) para confirmar a participação na edição de oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025.
O programa do Ministério da Educação (MEC) financia cursos de graduação em universidades e faculdades privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A política pública busca ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior.
Os dados referentes ao Fies 2025/1 devem ser preenchidos exclusivamente pelas faculdades privadas até as 23h59 de hoje, por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo “Fies Oferta”. O acesso ao sistema exige cadastro no Login Único do portal Gov.br.
As instituições precisam fornecer informações sobre cada curso ofertado, incluindo número de vagas, turno, local e valores das semestralidades. Apenas aquelas que aderiram ao Fies 2025/1 e ao Fundo Garantidor do Fies poderão assinar eletronicamente o termo de participação no módulo correspondente.
Após a confirmação da participação, o MEC abrirá um período, de 8 a 11 de abril, para que as instituições de ensino superior verifiquem e, se necessário, corrijam informações no documento que formaliza sua participação no Fies.
Além disso, as faculdades privadas deverão divulgar sua participação no processo seletivo em suas páginas eletrônicas e em locais de grande circulação de estudantes. A divulgação incluirá o número de vagas remanescentes, a relação de cursos e turnos disponíveis e a legislação que será publicada pelo MEC sobre as vagas remanescentes do Fies.
O MEC anunciou que, em breve, divulgará um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes às vagas remanescentes do Fies. Essas vagas são aquelas que sobram das etapas anteriores de seleção do programa.
Na fase regular do Fies 2025/1, as instituições privadas de ensino superior ofertaram 67.301 vagas para cursos de graduação, enquanto o programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos, que podiam escolher até três opções de cursos.
Agora, as vagas remanescentes serão destinadas exclusivamente a estudantes já matriculados no curso, turno e local para os quais se inscreveram. O MEC aguarda apenas as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior privadas até o final do dia de hoje.

