Governo do Maranhão divulga balanço e agenda de ações contra o bullying nas escolas

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgou o balanço das ações de enfrentamento ao bullying realizadas na rede estadual de ensino em 2024 e apresentou a agenda de atividades para o primeiro semestre de 2025. As iniciativas são coordenadas pela Supervisão de Educação Especial, Inclusiva e Socioemocional e fazem parte da política educacional voltada para a promoção de uma cultura de paz, respeito às diferenças e fortalecimento de vínculos nas unidades escolares.

A supervisora da Educação Especial Inclusiva e Socioemocional da Seduc, Hurda Nascimento, enfatizou a importância da atuação coletiva para enfrentar a violência escolar.

“O bullying é uma forma de violência que se manifesta por meio de atitudes intencionais e repetitivas, como agressões verbais, físicas ou emocionais, geralmente praticadas dentro do ambiente escolar. Essas ações têm como objetivo intimidar, humilhar ou isolar alguém, gerando impactos profundos tanto na vítima quanto em quem pratica. As motivações, em muitos casos, estão ligadas a aspectos como aparência, forma de se expressar, origem, orientação sexual, deficiência ou pelo simples fato de não se enquadrar nos padrões impostos pelo grupo. São razões que revelam a necessidade de promovermos iniciativas permanentes nas nossas unidades de ensino”, afirmou.

Em 2024, a Seduc executou 52 ações de enfrentamento ao bullying e à violência nas escolas, impactando diretamente 5.125 estudantes. Desses, 330 receberam atendimento emergencial solicitado pelas unidades escolares. Além disso, 14.385 pessoas, entre docentes, técnicos e alunos, participaram de rodas de conversa, vivências e palestras sobre o tema. A secretaria também realizou atendimentos e formações para 548 servidores da rede, tanto presencialmente quanto remotamente.

Destaques da Agenda 2025

Para o ano de 2025, a Seduc já estruturou e iniciou diversas ações, incluindo:

  • Formação em responsabilidade social com estudantes – abrangendo 225 escolas estaduais;
  • Formação no CEM Ribeiro Amaral – estimativa de 230 estudantes participantes;
  • Live pelo Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva – promovendo respeito às diferenças;
  • Projeto “Fortalecendo Laços” – incentivando a integração entre escola e família;
  • Campanha de Combate ao Bullying e às Violências nas Escolas – com atividades intensificadas em outubro, beneficiando 2.664 estudantes;
  • Projeto “Educação para a Equidade” – em 298 escolas estaduais, voltado para o combate à discriminação e a valorização da diversidade;
  • V Campanha Setembro Multicolorido – formação para profissionais da rede com o tema “Conectar, Incluir e Cuidar: Equilíbrio para uma Educação Transformadora”;
  • Projeto “Entre Eles” – promovendo reflexão crítica sobre a masculinidade entre adolescentes, prevenindo violência e bullying entre meninos.

Com essas ações, o Governo do Maranhão reforça seu compromisso com a construção de um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e livre de violências, promovendo uma educação baseada no respeito e na equidade.