A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (2), uma oficina com profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) e técnicos das unidades gestoras das regionais de saúde. O encontro teve como objetivo discutir estratégias para garantir o acesso dos trabalhadores a serviços de saúde, fortalecendo também a atenção primária nos municípios.
Durante três dias de debates, os participantes abordarão a importância do acolhimento nos serviços de saúde, a qualidade do atendimento e a necessidade de registro de informações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). De acordo com a coordenadora da FESMA, Iara Leal Torres, a capacitação dos profissionais é um dos principais benefícios do evento.
A técnica da Vigilância Sanitária, Patrícia Rodrigues, destacou que a oficina surge diante da necessidade de identificar e combater problemas de saúde relacionados ao trabalho. A iniciativa integra o processo de planificação da saúde no estado, buscando aprimorar a assistência aos trabalhadores em cada localidade.

