O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) emitiu um alerta sobre o risco de afogamentos no estado, enfatizando a necessidade de prevenção para evitar tragédias. Nos primeiros três meses de 2024, foram registrados 26 casos de afogamento, com seis óbitos confirmados. Somente nas praias de São Luís, ocorreram 17 dessas ocorrências.
A imprudência é apontada como uma das principais causas dos acidentes, muitas vezes evitáveis com mais conscientização e atitudes seguras. Segundo o comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), tenente-coronel Jefferson Serra, os fatores de risco incluem nadar sozinho, estar sob efeito de álcool, frequentar áreas sem salva-vidas ou sinalização adequada, desrespeitar as condições do mar e superestimar as próprias habilidades de natação.
“Prestar atenção à sinalização, acionar salva-vidas e adotar atitudes seguras contribui para minimizar os riscos desses acidentes, que podem ser fatais”, destaca o comandante do BBMar. Ele também alerta para a necessidade de supervisão constante das crianças na água, mesmo em áreas rasas, como piscinas e praias.
Para reforçar a segurança, os bombeiros realizam monitoramento com drones, sinalizam áreas de risco e patrulham a pé, em quadriciclos e embarcações ao longo da orla. Em São Luís, o BBMar disponibiliza o aplicativo ‘Praia Segura SLZ’, que fornece informações sobre as condições do mar, locais impróprios para banho e permite acionar imediatamente os guarda-vidas ou o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
O CBMMA também promove a ‘Operação Praia Segura’ e campanhas educativas para alertar a população sobre os riscos da imprudência na água, especialmente durante férias e feriados prolongados. Essas iniciativas têm apresentado resultados positivos, com maior adesão dos frequentadores de praias e rios.
“Além das orientações à população, atuamos preventivamente com monitoramento e patrulhamento, mobilizando equipes treinadas para garantir uma resposta rápida e eficaz em caso de emergência”, acrescenta o tenente-coronel Serra.
Com essas ações, os bombeiros reforçam seu compromisso com a segurança e alertam para a necessidade de precaução ao frequentar ambientes aquáticos, prevenindo acidentes que podem ser fatais.

