Trinta e oito pessoas acusadas de homicídio ou tentativa de homicídio serão julgadas pelo júri popular em São Luís ao longo do mês de abril. A primeira sessão ocorreu nesta terça-feira (1º) no salão do primeiro andar do Fórum Desembargador Sarney Costa, localizado no bairro do Calhau.
Os julgamentos estão sendo conduzidos pelos três Tribunais do Júri da capital. No 1º Tribunal do Júri, as sessões iniciaram com o julgamento de Marcílio Pereira Diniz. Outros acusados que passarão pelo júri ao longo do mês incluem Jefferson Bruno de Sousa Carvalho (dia 3), Raimundo Nonato Santos Pereira (7), Felipe Anderson Araújo Azevedo (8), Leonardo Silva Mendonça (10), Claudionor Cantanhede (22), José Augusto Lopes (24) e, no dia 29, Isaias Rodrigues da Silva, José dos Santos Costa e José Raimundo Pereira. O juiz Gilberto de Moura Lima é o responsável pela 1ª Vara do Júri.
No 2º Tribunal do Júri, as sessões começam no dia 2 de abril com Wemerson Costa Ribeira. Outros julgamentos programados incluem Diego Nunes (7), Antônio da Cruz (9), Luís Felipe de Sousa (11), além de diversos outros réus, como Josinaldo Moraes de Melo, Kailan Trindade Viana, Lucas Sousa dos Santos, Matheus Diniz de Sousa, Denison Dutra Rego e Ricardo Luís Trindade, todos no dia 30. As sessões serão presididas pelo juiz Clésio Coelho Cunha, titular da 2ª Vara do Júri.
As atividades do 3º Tribunal do Júri começam nesta quinta-feira (3) com o julgamento de Josimar Pinheiro Pereira. Outros acusados que enfrentarão o júri em abril incluem Miguel Diniz Ribeiro (8), Antônio Luís Oliveira Lima Filho (10), Leandro Coelho Batalha de Almeida (15), Antônio Israel Lopes (22), Pablo Magno da Silva Lima (24) e Jailton Freiras Silva (29). A juíza Gláucia Helen Maia de Almeida é a responsável pela unidade judiciária.
Os julgamentos fazem parte do andamento processual do sistema judicial maranhense e buscam garantir a devida aplicação da justiça aos casos de crimes contra a vida ocorridos na região.

