No início da tarde desta segunda-feira (31), um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava uma ligação clandestina em um poste no bairro Coqueiro, zona rural de São Luís. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão estiveram no local e confirmaram o óbito.
As ligações clandestinas, conhecidas como “gambiarras”, além de serem ilegais, representam sérios riscos à segurança da população e ao fornecimento de energia. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Nordeste lidera o número de acidentes fatais com choques elétricos no país, muitos deles causados pelo manuseio inadequado da rede elétrica.
Por meio de nota, a Equatorial Maranhão, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado, lamentou o ocorrido e informou que está realizando inspeções técnicas no local, colaborando com a perícia. A empresa reforçou a importância da conscientização sobre os perigos de intervenções irregulares na rede elétrica e alertou que, em casos de choque elétrico, ninguém deve tocar na vítima para evitar novos acidentes.

