O Governo do Maranhão realizou, nesta quarta-feira, o primeiro transplante de rim na rede estadual de saúde. O procedimento foi realizado com sucesso no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, envolvendo um transplante entre doadores vivos.
A paciente Maria Gorete dos Santos Castro, de 38 anos, recebeu o rim do irmão, Luís Carlos Santos Castro, de 42 anos. Ambos são naturais do município de Rosário. Maria era paciente renal crônica há seis anos, devido a complicações hipertensivas, e precisava passar por sessões de hemodiálise três vezes por semana. Há quatro anos, ela entrou na fila estadual de transplante de rim.
A cirurgia durou cerca de quatro horas, incluindo o preparo do doador, a retirada do órgão e o procedimento de implantação no receptor. O Hospital Dr. Carlos Macieira foi credenciado para realizar transplantes de fígado e rim em dezembro de 2024, tornando-se a primeira unidade de alta complexidade da Rede Estadual de Saúde a executar esses procedimentos.
Atualmente, 205 pessoas aguardam por um transplante de rim no Maranhão. Entre janeiro e março de 2025, já foram realizados 14 procedimentos desse tipo no estado, todos no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. A Central Estadual de Transplantes (CET-MA) validou a doação entre vivos e seguirá acompanhando a recuperação dos pacientes junto às equipes de nefrologia e urologia do hospital.

