A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) intensificou as fiscalizações em estabelecimentos de piscicultura para assegurar a qualidade do pescado consumido pela população. Nesta quarta-feira (19), a equipe da Aged de Balsas inspecionou duas propriedades de piscicultura no município de São Raimundo das Mangabeiras.
Com o aumento do consumo de peixes durante o período da Quaresma até a Páscoa, a fiscalização tem sido reforçada.

“A Aged tem intensificado as ações de fiscalização em estabelecimentos de piscicultura neste período, quando o consumo de pescado é maior, para garantir o cadastramento das propriedades, o transporte do pescado e as boas práticas de manipulação e beneficiamento, assegurando que este alimento chegue com qualidade ao consumidor”, destacou o fiscal estadual agropecuário Karlos Yuri Fernandes.
Durante as inspeções, foram realizadas ações de cadastramento e acompanhamento da estrutura das propriedades, analisando o número de tanques, as espécies criadas, a biosseguridade e o transporte dos peixes. A equipe também verificou a documentação fiscal e sanitária dos produtos, além de conferir o acondicionamento do pescado, que deve seguir a proporção correta de três partes de gelo para uma parte de peixe.
A iniciativa faz parte dos esforços da Aged para garantir que o pescado comercializado no estado atenda aos padrões sanitários e chegue com segurança à mesa dos maranhenses.

