A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (17), a Operação Vovorica, que investiga um esquema de fraudes em benefícios previdenciários e assistenciais no Maranhão. A ação, coordenada pela Força-Tarefa Previdenciária, cumpriu um mandado de busca e apreensão em São Luís e teve autorização para a quebra de sigilos telefônico, telemático, postal, bancário e fiscal de um dos suspeitos.
De acordo com as investigações, a fraude consistia no uso de documentos falsificados para reativar e alterar dados de benefícios, além de solicitar desbloqueios e obter empréstimos consignados indevidamente. A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) identificou pagamentos irregulares em 27 benefícios, totalizando um prejuízo estimado de R$ 1,48 milhão.
Com a suspensão dos benefícios fraudulentos, a economia projetada pode chegar a R$ 820 mil, podendo ser ainda maior conforme a análise do material apreendido avance.
O principal investigado na operação poderá responder pelos crimes de estelionato previdenciário, falsificação de documento público e uso de documento falso. Se condenado, ele pode cumprir pena de até 17 anos de prisão.
O nome da operação, “Vovorica”, faz referência ao apelido usado pelo investigado, que demonstrava sarcasmo e deboche em relação às vítimas do esquema fraudulento.

