No mês de fevereiro, os vereadores da Câmara Municipal de São Luís apresentaram uma série de propostas visando melhorar a infraestrutura das escolas e creches da capital. Ao todo, foram feitas 13 solicitações encaminhadas aos Executivos Municipal e Estadual, com o objetivo de ampliar o acesso à educação e proporcionar melhores condições de ensino para a população.
Um dos primeiros pedidos foi o Requerimento nº 005/25, apresentado pela vereadora Clara Gomes (PSD) em 4 de fevereiro, que solicita à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) um estudo técnico para a construção de uma creche em tempo integral no bairro do São Francisco. No mesmo dia, o vereador Edson Gaguinho (PP) apresentou o Requerimento nº 103/25, pedindo a reforma da Unidade de Ensino Básico (U.E.B.) Santa Clara, localizada no bairro Santa Clara.
Durante a sessão ordinária do dia 10 de fevereiro, o vereador Andrey Monteiro (PV) apresentou a Indicação nº 007/25, encaminhada à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), solicitando a fiscalização da reforma no Centro de Ensino (C.E.) Viriato Corrêa, no Cruzeiro do Anil. Já no dia 17, a professora Magnólia (UNIÃO) solicitou, por meio do Requerimento nº 186/25, à SEMED um estudo técnico para a construção de uma creche em tempo integral no bairro Isabel Cafeteira. Também foi apresentada a Indicação nº 056/25, do Coletivo Nós (PT), pedindo à SEDUC a implantação de um “Centro Educa Mais” ou uma unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) na Cidade Olímpica.
Outros pedidos de melhorias na infraestrutura das escolas também foram encaminhados. O vereador Edson Gaguinho apresentou o Requerimento nº 185/25, solicitando à SEMED a construção de um refeitório e reforma na U.E.B. Honório Odorico Ferreira, no bairro Tajipuru. A Professora Magnólia, por sua vez, solicitou no Requerimento nº 187/25 o estudo técnico para a construção de uma creche em tempo integral no Bairro de Fátima.
No dia 24 de fevereiro, mais quatro propostas foram feitas. A vereadora Clara Gomes solicitou a implementação de uma creche em tempo integral no bairro Coroadinho, por meio do Requerimento nº 190/25. Marlon Botão (PSB) apresentou o Requerimento nº 269/25, pedindo a inclusão de um monitor de transporte escolar para atender os alunos da U.E.B. Mário Pereira, localizada na zona rural de São Luís. Além disso, o vereador André Campos (PP) fez a Indicação nº 087/25, sugerindo a implementação de uma creche educacional e cultural no bairro Madre Deus, enquanto o Coletivo Nós solicitou a construção de uma creche em tempo integral e uma escola bilíngue na Cidade Operária, por meio da Indicação nº 094/25.
Fechando o mês, no dia 25, Clara Gomes novamente apresentou o Requerimento nº 191/25, pedindo ao Executivo Municipal a instalação de uma creche em tempo integral na região da Santa Bárbara, na zona rural de São Luís. Finalmente, Aldir Júnior (PL) apresentou a Indicação nº 106/25, solicitando à SEDUC a implantação de uma unidade do IEMA nos bairros Residencial Amendoeira, Morada do Sol e Santo Antônio.
Essas iniciativas refletem a crescente preocupação dos vereadores com a melhoria da infraestrutura educacional na cidade, visando beneficiar milhares de crianças e jovens com o acesso a melhores condições de ensino e aprendizado.

