O governo do Maranhão anunciou a abertura de um edital para contratação de uma empresa que realizará estudos técnicos para a nova licitação do transporte semiurbano da Grande Ilha de São Luís. O processo será conduzido pela Maranhão Parcerias (MAPA) em conjunto com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).
Atualmente, o sistema de transporte público da Região Metropolitana de São Luís conta com 82 linhas operadas por 19 empresas, totalizando mais de 300 ônibus em circulação.
Segundo o presidente da MAPA, Cassiano Pereira Júnior, o estudo permitirá um chamamento público para a reestruturação do transporte semiurbano.
“O governador solicitou nosso apoio à MOB para abrir um credenciamento destinado a empresas interessadas em apresentar propostas para a melhoria do sistema. O prazo para esse credenciamento é de 90 dias”, explicou.
Podem participar do processo tanto pessoas físicas quanto jurídicas que atendam aos critérios do edital, disponível no site oficial da MAPA (www.mapa.gov.br).
O objetivo da análise é identificar desafios enfrentados pelos passageiros e motoristas, além de integrar novas tecnologias para tornar o sistema mais eficiente.
“Queremos oferecer mais segurança, acessibilidade e conforto para quem utiliza o transporte semiurbano”, destacou Adriano Sarney, presidente da MOB.

