O Tribunal do Júri da 4ª Vara da Comarca de Balsas condenou, nesta segunda-feira (24), Jardel Araújo Lima a 18 anos e três meses de prisão pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. Ele foi acusado de matar Augusto Ozório dos Reis e de tentar assassinar Alcino Júnior, em um caso ocorrido em 31 de março de 2023.
A sessão foi presidida pelo juiz Francisco Bezerra Simões, titular da Comarca de Riachão, que foi designado para atuar nos julgamentos em Balsas. O julgamento previsto para terça-feira (25) foi suspenso devido à declaração de suspeição do defensor.
O crime
De acordo com as investigações, o crime aconteceu nas proximidades do “Bar do Sula”, em Balsas. Na noite do ocorrido, Jardel Araújo Lima teria desferido diversos golpes de faca contra Augusto Ozório dos Reis após uma discussão. No momento do ataque, Alcino Júnior tentou intervir, mas também foi alvo da investida do agressor.
Quando Jardel tentou esfaquear Alcino, um terceiro homem chegou ao local, o que fez com que o acusado fugisse em uma motocicleta. A Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados, mas Augusto Ozório já estava sem vida quando as equipes chegaram. Alcino Júnior sobreviveu e confirmou a versão dos fatos em depoimento.
Testemunhas relataram que Augusto Ozório estava sendo ameaçado por causa de uma mulher, cuja identidade não foi revelada.
Julgamento e condenação
O julgamento ocorreu no Salão do Júri do Fórum de Balsas. A defesa do réu foi feita pelos advogados Graciliano Reis e Graziela Gomes, enquanto a acusação foi conduzida pelo promotor de Justiça Nilceu Celso Garbim Júnior.
Ao proferir a sentença, o juiz Francisco Bezerra Simões destacou a soberania do Tribunal do Júri e seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o cumprimento imediato da pena. “Determino o imediato cumprimento da pena fixada em sentença, encaminhando o sentenciado para uma Unidade Prisional”, declarou o magistrado.
Jardel Araújo Lima foi condenado a 18 anos e três meses de reclusão.

