Maranhão recebe turistas de todas as regiões do Brasil e amplia projeção internacional

O Maranhão segue se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Segundo dados do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), mais de mil turistas foram atendidos nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) em janeiro, período de férias escolares. O levantamento aponta que o estado recebeu visitantes de todas as regiões do país e de diversos países, demonstrando sua crescente projeção internacional.

CAT da Setur-MA (Foto: Marcos Rocha)

A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou a importância dos dados. “O fluxo de turistas no Maranhão é esperado em períodos como Réveillon, Carnaval e São João, mas percebermos essa movimentação também nas férias escolares reforça o potencial do estado. Isso nos motiva a continuar investindo para bem receber visitantes do Brasil e do mundo”, afirmou.

A pesquisa indicou que 85,82% dos turistas visitaram o estado por lazer, com interesse em praias, parques e no patrimônio histórico-cultural. Além disso, 80,62% estavam no Maranhão pela primeira vez. Os estados que mais enviaram turistas foram São Paulo (21,79%), Rio de Janeiro (12,24%) e Bahia (10,85%). Já entre os estrangeiros, Itália (22,81%), França (22,22%) e Japão (9,36%) lideraram o ranking.

Outro dado relevante mostra a influência do meio digital nas decisões dos viajantes: 53,53% dos turistas descobriram o Maranhão por meio da internet e redes sociais. O levantamento também apontou que a maior média de permanência dos visitantes foi de 4 a 7 dias, período suficiente para explorar as diversas atrações naturais, culturais e históricas do estado.

CAT do Centro Histórico (Foto: Lais Rocha)

As informações coletadas nos CATs são analisadas mensalmente e publicadas nos boletins trimestrais do turismo no site do Observatório do Turismo da Setur-MA, contribuindo para o planejamento e fortalecimento do setor.

Deixe um comentário