Governo do Maranhão lança programa “Mãos à Obra” para manutenção da rede estadual

O Governo do Maranhão lança, nesta segunda-feira (24), o Programa de Manutenção Estadual da Rede do Maranhão – Mãos à Obra. A medida tem como objetivo agilizar os serviços de manutenção nos mais de 3.500 prédios públicos da rede estadual em todos os 217 municípios do estado. O lançamento ocorrerá no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, às 9h30, com a assinatura de uma medida provisória pelo governador Carlos Brandão.

Criado pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o Mãos à Obra busca otimizar a manutenção dos imóveis estaduais, oferecendo maior eficiência na logística de mobilização e desmobilização das equipes. Ao alocar os contratados nas próprias cidades ou regiões, o programa reduz custos com deslocamento e contribui para o fortalecimento da economia local, ao priorizar a contratação de micro e pequenas empresas, além de incentivar a participação de empresas individuais.

Outro aspecto importante do programa é a inclusão social. O Mãos à Obra prevê que as empresas contratadas tenham, preferencialmente, 51% de mulheres em seu quadro de funcionários, com a obrigatoriedade de contratar 10% de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade. Esta ação faz parte de uma política de valorização e proteção às mulheres no estado.

A Maranhão Parcerias (Mapa) também colaborará com a execução do programa, sendo responsável pela elaboração do edital de credenciamento para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte. As empresas devem atender a critérios técnicos e qualitativos pré-estabelecidos para garantir sua inclusão no programa.