Deputado propõe prioridade de matrícula para filhos de professores e funcionários em escolas estaduais

O deputado estadual Júnior Cascaria (Podemos) apresentou, nesta semana, um projeto de lei que garante prioridade de matrícula nas escolas da rede pública estadual do Maranhão para filhos e menores sob a guarda de professores e funcionários da educação na mesma unidade de ensino onde seus responsáveis trabalham.

A proposta tem como objetivo facilitar a conciliação entre a vida profissional e familiar, promovendo benefícios tanto para os alunos quanto para os trabalhadores da educação. Segundo o deputado, a rotina moderna impõe grandes desafios para pais e responsáveis no equilíbrio entre as atividades profissionais e familiares, especialmente no que se refere ao tempo e à logística do deslocamento escolar.

Ao permitir que os filhos estudem na mesma escola em que seus responsáveis atuam, o projeto visa reduzir o tempo de deslocamento, fortalecer os laços familiares e aumentar a frequência escolar, além de minimizar problemas como o transporte escolar e a evasão.

Cascaria ainda destaca que a presença dos filhos no mesmo ambiente de trabalho pode atuar como um fator motivador para os profissionais da educação, proporcionando mais tranquilidade e segurança, sabendo que seus filhos estão próximos e bem cuidados.

“O projeto tem o intuito de facilitar o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar. Sabemos que muitos pais enfrentam dificuldades para conciliar a rotina escolar de seus filhos com o trabalho, e essa medida vai contribuir para reduzir esses obstáculos, resultando em uma escola mais acolhedora e produtiva”, afirmou o deputado.

O projeto de lei segue agora para análise das comissões e, caso aprovado, pode transformar a relação entre a família e o ambiente escolar no estado.