Os titulares das 3ª e 4ª Promotorias de Justiça de Pedreiras, Lindemberg Malagueta Vieira e Carla Tatiana de Jesus, participaram nesta quinta-feira (20) de uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Pedreiras. O encontro teve como objetivo debater a segurança nos municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale, que integram a mesma comarca judicial.
A audiência foi organizada pelas Câmaras de Vereadores das duas cidades, em razão do aumento da violência nos últimos meses, especialmente os roubos de motocicletas, um dos principais meios de transporte da população local. O evento foi conduzido pelo vereador de Pedreiras, Bruno Curvinas.
O promotor de Justiça Lindemberg Vieira ressaltou a responsabilidade do Poder Executivo estadual na gestão da segurança pública, apontando problemas como o sub-financiamento do setor e o déficit de policiais civis e militares, incluindo delegados.
Por sua vez, a promotora Carla Tatiana destacou a necessidade de melhorias em serviços municipais que impactam na segurança, como a iluminação pública, a fiscalização de terrenos baldios e a modernização do sistema de vídeo-monitoramento, fatores que, quando precários, contribuem para a criminalidade.
Ao final das exposições, a audiência foi aberta para manifestações da população. As demandas levantadas serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública, com entrega pessoal feita por uma comissão designada para tratar do tema.
Participação de autoridades
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Pedreiras, Walber Rodrigues; do prefeito de Trizidela do Vale, Deibson Balé; do vice-prefeito Alex Viana e do presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, Francisco Martins. Também participaram o delegado regional Diego Maciel, o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Aguiar, e o comandante da PM em Trizidela do Vale, capitão Fraga.
Além desses, marcaram presença vereadores dos dois municípios, representantes do Corpo de Bombeiros de Trizidela do Vale, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), lideranças religiosas e representantes da classe empresarial local.

