Estudantes do Colégio Militar 2 de Julho brilham na 66ª Jornada de Foguetes

Alunos do Colégio Militar 2 de Julho se destacaram na 66ª Jornada de Foguetes, evento que integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), conquistando três troféus de ouro. A competição, realizada em Barra do Piraí (RJ), reuniu mais de 200 participantes, divididos em 50 equipes de diversas regiões do país.

A delegação maranhense foi composta pelos estudantes Emanuele Benevenuto, Isabella Marques, Eduardo Siqueira, Julie Souza e Carlos Brendo, todos do 3º ano do Ensino Médio da Unidade XXVI. Os alunos conseguiram lançar seus foguetes a mais de 200 metros de altura, atingindo a marca necessária para a premiação máxima do evento.

A competição tem como objetivo incentivar o interesse dos jovens pela ciência e pela exploração espacial. O foguete utilizado pelos estudantes foi construído com materiais simples, como garrafas PET, PVC expandido e fibra de carbono, com bases feitas de canos e conexões galvanizadas ou de PVC. O sistema de pontuação da Jornada concede troféus de Menção Honrosa para lançamentos de até 99 metros, Prata para distâncias entre 100 e 199 metros, e Ouro para aqueles que superam os 200 metros.

Os alunos destacaram a importância da experiência e o apoio recebido da instituição. “Agradeço aos meus professores por me motivarem a ir mais longe”, disse Emanuele Benevenuto. Eduardo Siqueira também celebrou a conquista: “Participar da competição foi incrível, e estou muito feliz com o nosso desempenho”. Para Carlos Brendo, o diferencial foi o trabalho coletivo: “A disciplina e a dedicação em equipe foram essenciais para o nosso sucesso”.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, ressaltou o orgulho pela conquista dos estudantes.

“O resultado confirma a qualidade do ensino oferecido na nossa rede e serve de incentivo para continuarmos no caminho da excelência. Que essa vitória inspire ainda mais alunos a se interessarem pela ciência”, afirmou.

A Jornada de Foguetes é realizada anualmente e divide os participantes em quatro níveis, de acordo com a série escolar. Os estudantes com os melhores desempenhos são premiados com troféus de Menção Honrosa, Prata ou Ouro.

O coordenador da equipe maranhense, major Bruno Gonçalves, destacou o esforço dos alunos.

“Essa vitória é fruto do trabalho árduo e do comprometimento dos nossos estudantes, que se desafiaram ao máximo para alcançar esse resultado. A rede do Colégio Militar 2 de Julho tem se mostrado um espaço de oportunidades para o futuro desses jovens”, concluiu.