Com o objetivo de desenvolver talentos da ginástica maranhense e incentivar a participação de jovens atletas em competições nacionais e internacionais, o projeto Maranhão na Ginástica será lançado neste sábado (15), às 8h30, no Ginásio JM GYM, localizado no Complexo Sports Village, em São Luís. A iniciativa é realizada pela JM GYM e Oito Projetos Criativos, com patrocínio do governo do Estado e da Equatorial Energia, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
O evento de lançamento contará com a presença do secretário Estadual de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, e da gerente de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Kézia Marques.

Fomento à ginástica no Maranhão
O projeto foi idealizado para ampliar a prática da ginástica no estado e proporcionar aos jovens atletas condições de disputar competições fora do Maranhão. Além dos treinos diários, as ginastas terão acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
“Esse é um projeto inovador e que será muito importante para o desenvolvimento das nossas atletas. O Maranhão na Ginástica vai ser uma oportunidade incrível de aumentarmos o nível das meninas que têm 11, 12 anos. Só temos de agradecer ao governo do Estado e à Equatorial Maranhão por acreditarem e incentivarem o esporte maranhense”, afirmou Jackson Magno, professor e coordenador do projeto.
Calendário de competições
As atletas maranhenses terão um ano repleto de eventos esportivos. No fim de fevereiro, participarão de um período de treinamento em Porto Alegre (RS) com ginastas da Seleção Brasileira. Em junho, disputarão a Copa Olímpia Internacional, em Montevidéu (Uruguai). No segundo semestre, os desafios incluem a Copa Las Américas, em Lima (Peru), e o Torneio Nacional de Ginástica.
Destaques maranhenses
Na primeira edição, o projeto beneficiará diretamente Ana Luíza Hadade, Ana Nicole Serra e Éster Guimarães, três jovens promessas da ginástica maranhense que vêm conquistando resultados expressivos.
Em 2024, elas representaram o Maranhão nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e no Torneio Nacional de Ginástica. No torneio nacional, Éster Guimarães ficou em sexto lugar na classificação geral, enquanto Ana Luíza Hadade foi campeã na prova de salto. Já Ana Nicole Serra subiu ao pódio nas provas de salto e paralelas assimétricas nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Com o apoio do projeto Maranhão na Ginástica, a expectativa é que essas jovens atletas alcancem novos patamares no cenário esportivo nacional e internacional.

