A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), mais uma fase da Operação Guardião, visando o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa investigada por homicídios em Urbano Santos e municípios vizinhos.
A operação resultou na execução de cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, além da realização de cinco prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, receptação, porte ilegal de arma de fogo e adulteração de sinais identificadores de veículo automotor.

Segundo as investigações, os detidos são apontados como os principais suspeitos de dois homicídios ocorridos em Anapurus, no dia 30 de dezembro de 2024, e do assassinato de uma mulher, em 6 de janeiro deste ano, no município de Mata Roma. Além disso, também são investigados por roubo, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Durante a ação, os policiais apreenderam uma pistola, drogas ilícitas, materiais utilizados para o tráfico e três veículos com restrição de furto/ roubo.
A operação contou com o apoio de equipes da Polícia Civil de Chapadinha e Urbano Santos, além do 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha.
A Operação Guardião faz parte de uma série de ações da Polícia Civil para combater crimes violentos e reforçar a segurança da população maranhense.

