Governo do Maranhão firma parceria com Opas para fortalecer saúde pública

O Governo do Maranhão, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), firmou um Termo de Cooperação nesta terça-feira (11) para fortalecer a rede de saúde no estado. O acordo, intermediado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), prevê investimentos de R$ 20 milhões voltados à qualificação profissional, ampliação do acesso aos serviços de saúde e melhoria da infraestrutura em todos os 217 municípios maranhenses.

Cerimômia de Termo de Cooperação entre Maranhão e a Opas no Palácio dos Leões. De camisa azul na imagem, a chefe do escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva. (Foto: Rodrigo Ribeiro)

A solenidade de assinatura ocorreu no Palácio dos Leões, em São Luís, com a presença da representante da Opas no Brasil, Socorro Gross Galiano, e do secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, que destacou a importância do investimento para aprimorar o atendimento, especialmente na atenção primária.

“A ação garantirá a redução da mortalidade, a capacitação de profissionais e a atualização de protocolos para integração das redes de saúde. Isso beneficiará desde as unidades estaduais até os atendimentos municipais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, explicou Fernandes.

O Termo de Cooperação tem quatro eixos estratégicos: fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Materno-Infantil, implementação da Política Estadual de Vigilância Laboratorial em Saúde, apoio à investigação de óbitos de interesse epidemiológico e ampliação da cobertura vacinal no Maranhão.

Secretário Tiago Fernandes entrega homenagem do governador Carlos Brandão à representante da Opas no Brasil,Socorro Gross. (Foto: Rodrigo Ribeiro)

A chefe do escritório do Unicef em São Luís, Ofélia Silva, ressaltou o impacto positivo da parceria para os municípios, destacando o crescimento de cidades maranhenses certificadas pelo Selo Unicef, que reconhece avanços na saúde infantil.

Para Socorro Gross, representante da Opas, esse é o maior investimento já realizado pela entidade no Maranhão. “Aprimorar a rede de saúde significa melhorar todo o sistema público do estado. A capacitação de profissionais e a melhoria da infraestrutura terão impacto direto na qualidade do atendimento à população”, afirmou.

A expectativa é que a cooperação entre os órgãos fortaleça as ações preventivas e de vigilância em saúde, garantindo mais eficiência e acesso universal aos serviços de saúde no Maranhão.

Deixe um comentário