A Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), apreendeu 75 quilos de cartilagens de barbatanas de tubarão e 16 quilos de bexigas natatórias em um imóvel no bairro Jardim Turú, em São Luís. A operação ocorreu na última quinta-feira (6) e revelou indícios de um esquema ilegal de beneficiamento e exportação do material para países asiáticos.


Segundo o delegado Lúcio Reis, a prática do finning—remoção das barbatanas e descarte do peixe mutilado—configura crime ambiental. As investigações apontam que o material apreendido teria como destino a China, onde o preço pode variar entre 200 e 500 dólares por quilo.
No imóvel, foram encontrados produtos químicos, equipamentos e anotações financeiras, reforçando a suspeita de que o local funcionava como uma base clandestina de processamento. O Instituto de Criminalística (ICRIM) foi acionado para analisar o material, que será incinerado após a perícia.
Até o momento, dois responsáveis foram identificados, mas fugiram antes da chegada da polícia. As investigações continuam para localizá-los.

