A campanha “Dicas de Saúde”, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), está chamando a atenção para os prejuízos que o cigarro eletrônico pode causar à saúde bucal. O odontólogo Marcos Costa, da Divisão Odontológica do TJMA, explica que, apesar da popularidade entre os jovens, os vaporizadores eletrônicos trazem sérios riscos para dentes e gengivas.

Entre os principais problemas apontados, está o ressecamento da boca, provocado pelo vapor quente e pelos produtos químicos das essências saborizadas, o que reduz a produção de saliva e favorece cáries, mau hálito e infecções. Além disso, a nicotina presente nos dispositivos pode comprometer a circulação sanguínea da gengiva, levando à retração gengival, inflamações e até perda dentária.
O uso contínuo do cigarro eletrônico também pode causar mudanças na coloração dos dentes e acelerar a erosão do esmalte dentário, aumentando a fragilidade dos dentes e o risco de fraturas. Para evitar esses problemas, Marcos Costa reforça a importância de evitar o uso desses dispositivos e manter consultas regulares com o dentista.

