As inscrições gratuitas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 terminam às 23h59 desta sexta-feira (7), no horário de Brasília. O programa federal financia mensalidades de estudantes em instituições privadas de ensino superior.
Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais de 112 mil vagas em dois processos seletivos. No primeiro semestre, serão ofertadas 67.301 vagas, enquanto o segundo semestre contará com 44.867 oportunidades.
Metade das vagas será destinada a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como se inscrever
Os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção do Fies, e fazer login com a conta Gov.br. No sistema, é necessário preencher informações pessoais, escolares e financeiras, além de selecionar até três cursos desejados, indicando estado, município e instituição de ensino.
Para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), os candidatos devem marcar a opção correspondente na autodeclaração de perfil étnico-racial.
O MEC recomenda que, após a inscrição, os candidatos salvem o comprovante com a chave de segurança.
Os pré-selecionados que atenderem aos critérios do Fies Social terão financiamento integral, com o governo federal cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
Quem pode participar
Para concorrer ao Fies, o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota média mínima de 450 pontos e redação superior a zero. Participantes na condição de treineiros não podem se inscrever.
Já para os candidatos do CadÚnico, serão considerados os dados de 11 de janeiro de 2025 como referência.
Divulgação dos resultados
O resultado da chamada única será publicado no dia 18 de fevereiro. Os pré-selecionados terão entre 1 e 21 de fevereiro para complementar a inscrição no sistema Fies Seleção e formalizar a contratação do financiamento.
Quem não for aprovado na chamada regular será automaticamente incluído na lista de espera, que convocará candidatos entre 25 de fevereiro e de abril.
O edital completo, com as regras e o cronograma do processo seletivo, foi publicado no Diário Oficial da União em janeiro.

